Ribamar em Movimento: Fantour no Quilombo da Liberdade impulsiona roteiro cultural

Escrito em 07/12/2025
Casa Gamela



No sábado, 06 de dezembro, a Casa Gamela, junto a parceiros como o Boi de Ribamar, a Capoeira Mara Brasil e o Tambor de Crioula Alto de São Benedito, representado por Mestre Werlys, realizou uma visita técnica ao Quilombo da Liberdade, em São Luís (MA). O grupo percorreu três importantes espaços culturais que integram o roteiro turístico local: o Bloco Afro Netos de Nanã, o Bumba Meu Boi da Floresta e, por fim, vivenciou a gastronomia do Mestre Gopa, guiados por sua irmã, Rachel.

O objetivo foi promover uma troca de experiências entre produtos já consolidados no mercado turístico e iniciativas em fase de formatação para compor um futuro roteiro que será lançado nos próximos meses, com potencial para impulsionar o turismo na região — especialmente na sede — a partir da articulação e integração de espaços culturais preparados para esse fim.

A ação foi coordenada pela Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SEMTUR), com consultoria do Sebrae, por meio da especialista Flávia Cantalamesa. Os gestores Jailson Paixão (Boi de Ribamar), Werlys Santos (Tambor de Crioula Alto de São Benedito), Cleildo “Codó” (Grupo Mara Brasil de Capoeira) e Valberlúcio Pereira (Casa Gamela) tiveram a oportunidade de dialogar com representantes do Quilombo da Liberdade, premiado nacionalmente em duas ocasiões.

Segundo a secretária Emmanuelle Borralho (SEMTUR/SJR), essa etapa de fantour representa um avanço fundamental, permitindo o aprimoramento de ações internas para a estruturação de um roteiro cultural em São José de Ribamar.

Para a Casa Gamela, a criação desse roteiro traz a possibilidade de ampliar sua visibilidade e agregar novos valores ao já consolidado fluxo turístico ligado ao turismo religioso, oferecendo mais uma opção qualificada ao visitante em uma cidade rica em belezas naturais, fé e diversidade cultural.

O QUILOMBO DA LIBERDADE

O Quilombo da Liberdade, em São Luís (MA), é um dos maiores quilombos urbanos das Américas e destaque pela sua riqueza cultural. Reconhecido e certificado pela Fundação Cultural Palmares em 2019, reúne mais de 200 manifestações culturais inventariadas e valorizadas, tornando-se um importante polo para o afroturismo e para a economia criativa no Maranhão. Embora os reconhecimentos recebidos se concentrem principalmente em certificações de patrimônio e inventários culturais, eles reforçam a preservação, a valorização e a singularidade da identidade quilombola, mais do que premiações em grandes competições gerais.

Fonte : Casa Gamela

 

 





.