O Centro Cultural Casa Gamela passa a incorporar em seu conjunto de ações o núcleo do Museu da Pessoa. Este é um museu virtual, colaborativo, aberto à participação de qualquer pessoa e com presença em quase todos os estados brasileiros, que busca transformar histórias de vida em patrimônio imaterial. Por meio do Museu da Pessoa, é possível descobrir histórias inspiradoras de indivíduos de todas as idades, raças, crenças e profissões em todo o Brasil.
Fundado em 1991, o Museu da Pessoa acredita que contar, ouvir e preservar histórias de vida transforma a visão de mundo. Alinhada a essa missão, a Casa Gamela valoriza a preservação das histórias de vida de pessoas e comunidades como uma forma de fortalecer laços e enfrentar os desafios da existência humana.
Com esse novo compromisso, a Casa Gamela se dedicará a preservar inicialmente as histórias dos cidadãos de São José de Ribamar e suas conexões com cidadãos e cidadãs de outros territórios. A cidade ganha, assim, mais um instrumento de defesa da cultura e das artes, e os gestores já estão finalizando o planejamento para dar início às atividades.